domingo, 21 de janeiro de 2007

O Filme da Semana (3/2007)

Triologia de Deus de João César Monteiro

- Recordações da Casa Amarela 1989
M188/10
http://us.imdb.com/title/tt0098175/
http://www.amordeperdicao.pt/basedados_filmes.asp?filmeid=51
Lisboa, 1989: Um pobre-diabo de meia-idade vive no quarto de uma pensão barata e familiar, na zona velha e ribeirinha da cidade. Atormentado pela doença, e por vicissitudes de ordem vária, o idiota, que se alimenta de Schubert e, quiçá, de uma vaga cinéfila como forma de resistência à miséria, é posto no olho da rua, após tentativa fruste contra o pudor da filha da dona da pensão.
Sozinho, e privado de quaisquer recursos, vê-se confrontado com a dureza do espaço urbano, e é internado num hospício, de onde sairá por ponderada decisão de homem livre, para cumprir uma missão "rica e estranha" que lhe é indicada por um velho amigo, doente mental como ele: "Vai, e dá-lhes trabalho!".
E aqui para nós, a rir a rir, algum tem dado...
Festivais e Prémios:
Festival de Veneza 1989 - Leão de Prata
Festival de Dunquerque 1990 - Prémios de Melhor Realização, Melhor Actor Masculino - João César Monteiro, Prémios da Imprensa e do Público.
- A Comédia de Deus 1995
M18 9/10
http://us.imdb.com/title/tt0112710/
http://www.amordeperdicao.pt/basedados_filmes.asp?filmeid=162
Os dias do senhor João de Deus decorrem sem grandes sobressaltos, divididos entre o seu trabalho no "Paraíso de Gelado" onde, a contento de todos, desempenha as funções de encarregado e de inventor da especialidade da casa, o famoso gelado "Paraíso", que faz as delícias da clientela, e a sua casa, onde, paralelamente aos trabalhos domésticos, ocupa as suas horas de ócio, quase sempre solitárias, a coleccionar pentelhos femininos, num precioso album a que chama "Livro dos pensamentos".
As raparigas de origem modesta constituem o pessoal do estabelecimento, são objecto dos cuidados permanentes do responsável, zeloso pelo cumprimento de regras básicas de higiene que não façam perigar a saúde pública.
Satisfeita com o curso do negócio, Judite, a patroa, sonha fundi-lo com uma empresa francesa e conta com os préstimos de João de Deus para impressionar favoravelmente um famoso geladeiro francês, vindo expressamente de Paris para provar a especialidade da casa. Os resultados são nulos e saldar-se-ão por um rotundo fracasso.
Entretanto, o comportamento de João de Deus - até aí sem falhas - começa a apresentar sintomas de desvios algo inquietantes. Que o digam a senhora arquitecta, Rosarinho e Virgínia.
Um belo dia, João de Deus encontra a Joaninha de olhos verdes, a filha do corpulento talhante da esquina e, depois de a ter atraído a sua casa, presenteia-a, não só com um banho de leite de vaca, como com tantas e tais guloseimas, que a menina se sente acometida de indisposição intestinal, o que, felizmente, graças a João de Deus, é passageiro.
O carniceiro progenitor, pretextando bestiais ofensas ao hímen de Joaninha, prepara-se para lavar a honra ultrajada num banho de sangue.
Hospitalizado de urgência, em estado considerado desesperado, João de Deus consegue, todavia escapar às garras de morte. Também Judite, desta vez, não se compadece: despedimento com justa causa.
De regresso a casa, aguarda-o um quadro devastador: uma montanha de destroços, tudo feito em cacos, o "Livro dos pensamentos" reduzido a cinzas.
Festivais e Prémios:
Mostra de Veneza, 1995 - Grande Prémio Especial do Júri, Prémio Cinemavvenire ao Filme, Prémio SNGCI-Sindicato dos Jornalistas de Cinema Italianos à Realização, Prémio Pasinetti ao Filme, Prémio Filmecritica à Realização, Prémio Mionetto à Realização.
Festival de Dunquerque, 1995 - Grande Prémio do Júri, Prémio do Júri Jovem Cinema, Prémio à Interpretação Masculina - Max Monteiro (João César Monteiro).
Eoropa alle Fonti, Itália, 1996 - Prémio Fiuggi.
Cinemateca Real da Bélgica, 1996 - Prémio L'Âge d'Or.
Festival de Montevideu, Uruguai, 1997 - Prémio FIPRESCI-Federação Internacional de Críticos de Cinema.
- As Bodas de Deus 1998
M188/10
http://us.imdb.com/title/tt0119413/
http://www.madragoafilmes.pt/asbodasdedeus/
http://www.amordeperdicao.pt/basedados_filmes.asp?filmeid=94
Tudo parece perdido. É então que num velho parque solitário e gelado, duas sombras se encontram: a de Deus e a de um Enviado de Deus.
O Enviado de Deus dá ao vadio (estado provisório do pobre João de Deus) uma mala cheia de dinheiro. Missão cumprida, o Enviado vai à vida. Debaixo da árvore à beira do lago, João conta as pápulas. A água silente do lago é perturbada pela queda de um corpo. Ouvido o que se passou, vai João ver o que se passa. A jovem Joana está prestes a afogar-se. João atira-se à água retira Joana. Ministrados os primeiros e tão prontos socorros, João transporta a inanimada para um convento de freiras. Que confiança! Que aventurança!
Volta ao parque para recuperar o dinheiro contido na mala. Felizmente, aquela hora do dia, os viandantes não viandam.
Rico como Cresus, João regressa ao convento. Após uma vida de luxo, excessos e paixões, acaba enclausurado em regime de prisão preventiva num asilo psiquiátrico que, aliás, conhece razoavelmente bem. Após uma entrevista com o Director da instituição, um velho conhecido para quem o seu dossier é familiar, dá-se conta, uma vez mais, que ninguém acredita na proveniência divina da sua fortuna. De resto, ele também não...
No espaço arquitectónico circular em que é fechado, julga rever o Enviado de Deus, mas este não o reconhece ou, o que vem a dar ao mesmo, finge não o reconhecer. Diz a João de Deus que é o Cristo depois da Ascensão e nega ter-lhe dado dinheiro.
No tribunal, diante dos juízes, João de Deus comete um acto de desobediência e declara-se inocente, mau grado os seus pecados. É condenado a uma pena de cadeia, durante a qual recebe a visita de Joana.
Purgada escrupulosamente a pena, Joana espera João de Deus à saída da prisão. Partem. Joana anuncia o fim da comédia.
Festivais e Prémios:
Festival de Cannes 1999 - Selecção Oficial, Un Certain Regard.
Festival de Mar del Plata 1999 - Prémio Ombú d'Oro (Umbezeiro de Ouro) para Melhor Filme.
João César Monteiro:
- Biografia: VER
- Filmografia: VER
- Fichas Técnicas: VER
- Textos de Opinião: VER
- Festivais: VER

Sem comentários: